segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Você compra “seguidores” e “likes”? (Como está o seu engajamento?)

Faz parte da natureza humana a busca pela aceitação e reconhecimento, porém o surgimento das redes sociais gerou uma exacerbação desta necessidade psicossocial. Muitos resumem a sua vida aos números de “likes” e “followers (seguidores)”, mesmo que estes sejam falsos e/ou comprados (tornou-se comum a compra de seguidores e de likes, principalmente no Instagram, e isso é ilegal e a plataforma já está tomando medidas para inibir essa prática e punindo os infratores com a exclusão das contas/perfis).

Vemos com frequência no Instagram contas com mais de 10k (que “coincidentemente” corresponde ao número mínimo de seguidores para que a plataforma libere alguns recursos especiais — como a opção de colocar um link nos Stories) e com uma média irrisória de 100 likes por fotos/post, ou seja, menos de 1% dos tais “seguidores” curtiram. Essa porcentagem de seguidores que interagiram com o post é chamado de “engajamento”, cuja fórmula é “(L+C)/F x 100” (L=Likes; C=comentários; F=followers).

É através do engajamento que empresas e consumidores (e os seus seguidores reais também) constatam se um perfil é realmente relevante (famoso, de sucesso, com valor comercial) ou não. Seguindo o algoritmo do próprio Instagram, podemos classificar o engajamento da seguinte forma:

Menor que 1% = engajamento baixo
Entre 1% e 3,5% = engajamento médio
Entre 3,5% e 6% = engajamento alto
Mais que 6% = engajamento excelente

Perfis com muitos seguidores e pouco engajamento — ou um engajamento que aumenta demasiadamente de um post para o outro (ex.: perfis com média de 100 likes/post que de repente passam para 1000 likes/post) — é um sinal claro da prática ilegal (e imoral) de compra de seguidores e likes e estão na mira do Instagram, podendo até serem banidos definitivamente da plataforma.

Veja o exemplo abaixo (usamos o Engagement Calculator da Phlanx):

Perfil_1. Aqui temos uma conta com cerca de 59k e uma média de 300 likes e 24 comentários por post, ou seja, um engajamento péssimo de apenas 0,55%.

Perfil_2. Aqui temos uma conta com cerca de 2k e uma média de 322 likes e 39 comentários por post, ou seja, um engajamento excelente de quase 18%.

Para uma empresa investir em seu perfil (ou sua marca comercial no Instagram) ela irá levar em conta o número de pessoas que interagem com a sua conta (engajamento) e não só o número de “seguidores” que você possui. Sendo assim, com certeza ela irá escolher investir no Perfil_2, que mesmo tendo muito menos seguidores do que o perfil_1, tem um engajamento muito melhor, portanto um retorno maior para a empresa investidora.

Mesmo que o seu perfil no Instagram não seja uma marca ou uma empresa, e você não está interessado em retorno comercial, a sua credibilidade perante seus seguidores reais fica prejudicada (passando a imagem de uma pessoa egocêntrica e desesperada por “fama”) e a sua conta passa a ser classificada como spammer, podendo ser banida definitivamente da plataforma (e você ainda perde todo o “investimento” que fez comprando “seguidores” e “likes”).

Dony Augusto

Um comentário:

  1. As redes sociais já chegaram em um patamar que eu não consigo mais acompanhar. A gente fica refém desses likes e comentários, agora engajamento? Vou ficar no meu blog e no meu zap que eu ganho mais rs. Excelente postagem, irmão. Abraço

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