sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Lições de um Jardineiro

Cuidar de um jardim nos traz muitos ensinamentos para a vida:

Ensina paciência: algumas plantas podem levar muitos anos da semente até a primeira flor.

Ensina resignação: cada planta tem seu próprio tempo e ritmo. Algumas se desenvolvem rápido, outras bem devagar. Algumas florescem em poucas semanas, outras levam anos.

Ensina dedicação e abnegação: adubar, podar, regar, proteger de pragas e intempéries. Cada planta precisa de atenção e cuidados constantes.

Ensina persistência e a lidar com frustrações e perdas: Algumas sementes não irão germinar e muitas mudas não irão vingar. Algumas plantas, apesar de todo cuidado, irão morrer.

Ensina resiliência: muitas vezes é necessário uma dolorida poda, parcial ou total, para que a planta possa ficar mais forte e bonita. O que parece ser a morte, torna-se um recomeço.

Ensina ponderação e o equilíbrio: exageros no cuidado e no zelo podem prejudicar a planta. Tanto a falta quanto o excesso de adubos e regas irão matar a planta.

Ensina gratidão: seu cuidado sempre será agraciado com uma flor, uma folhagem nova, um fruto ou um broto. Às vezes basta colocar a planta num vaso um pouco maior e logo ela te agradece com uma linda floração.

Dony Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário